top of page

VOCÊ SABIA?

Há inúmeras situações que podem prejudicar a performance de um sistema baseado em magnetismo.

nesta seção colocaremos aos poucos os casos pertinentes.

Faça seu questionamento e, aqui também, faremos uma linha de consultas.

 
Que um eletroímã separador do tipo suspenso, se bem cuidado, com todas as inspeções e revisões anuais, análises de óleo com troca ou tratamento se necessário,  feitas não precisará de qualquer manutenção corretiva por muitos e muitos anos?
Que um equipamento em bom estado geral, não necessita de tratamentos térmicos bastante comuns e onerosos a que são submetidos sem qualquer critério ou solicitação de um técnico especializado?
Faça peritagens anuais e evite gastos supérfluos!
 
Materiais ferromagnéticos próximos ao campo prejudicam sobremaneira a performance do equipamento, uma vez que a indução magnética nestes materiais os “transforma” em ímãs que agem como uma “contra-força” ao polo do eletroímã, assim, uma peça ferrosa que passe próximo à lateral da correia transportadora receberá, desta, uma força de atração magnética concorrente á do Separador que impedirá sua extração, ficando magneticamente “presa” à lateral e eventualmente sendo arrastada causando quebras e paradas onerosas à empresa. Tal efeito somente ocorre enquanto o separador está ligado, uma vez desligado, desaparece.

Que nos Separadores eletromagnéticos refrigerados a óleo, existe um marcador de nível que indica se há ou não refrigerante no tanque de expansão do equipamento (que deve estar na cota mais alta da instalação), mas que na maioria das empresas está sujo, quebrado ou ilegível e, por isso, raramente é verificado?

Esta ausência de leitura pode mascarar um superaquecimento do equipamento com provável queima do bobinado se houver perda do refrigerante da bobina.

Mantenha o Relógio de nível limpo e funcional para leituras periódicas e assim evitar a perda do equipamento.

 
 
bottom of page